Foi realizado pelo Mater Natura Instituto de Estudos Ambientais entre 2021-2024, com o apoio do Projeto Biodiversidade e Mudanças Climáticas na Mata Atlântica, um programa do governo brasileiro, coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), com financiamento através do KfW Entwicklungsbank (Banco Alemão de Desenvolvimento), no contexto da Cooperação Brasil-Alemanha, e intermédio do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade – FUNBIO.
O projeto “Refloresta o Lagamar: fortalecimento de áreas protegidas e da cadeia produtiva de restauração para conservação da Mata Atlântica” realizou a restauração e enriquecimento florestal 210,79 hectares em Unidades de Conservação estaduais e privadas do Lagamar paranaense ( RPPN Encontro das Águas, RPPN Graciosa, RPPN Encantadas, Parque Estadual Rio da Onça, Parque Estadual do Palmito e Estação Ecológica do Guaraguaçu). Além da restauração florestal, o projeto também atuou na identificação, cadastramento e monitoramento de matrizes de árvores raras e ameaçadas de extinção e na coleta de mais de 2 toneladas de sementes para produção de mudas em parceria com viveiros locais. Também realizou a mobilização social para o fomento da cadeia produtiva da restauração, oferecendo cursos, oficinas e ações de articulação territorial.
Aqui na Selva, a RPPN Encontro das Águas foi contemplada com um diagnóstico fitossociológico que orientou a restauração florestal de 3 hectares de áreas degradadas dominadas por espécies arbustivas invasoras e o enriquecimento florestal de 25 hectares, através do plantio de espécies ameaçadas de extinção, raras e típicas de ambientes florestais bem conservados. No total, entre 2022 e 2023, foram plantadas e georreferenciadas 6.445 árvores de 70 espécies da flora local.
Para conhecer as outras ações do projeto assista a Websérie disponível no canal do Youtube do Mater Natura Projeto Refloresta o Lagamar - episódio 1: Enriquecimento florestal (youtube.com) e acesse o E-book sobre coleta de frutos e sementes na Mata Atlântica eBook-Refloresta-o-Lagamar.pdf (maternatura.org.br)
Comments